Data Início
02/06/2025
Data Fim
19/06/2025
Horário
A definir
Formato
Formação Presencial
Local
A definir
|
Ativa, centrada no participante, utilizando diversas técnicas de ensino como, exposição dialogada, demonstração, simulação, trabalho de grupo, trabalho individual e acompanhamento da cultura ou espécie animal mais representativa do grupo de formandos.
ASSOCIADOS da entidade beneficiária com os seguintes perfis:•agricultor/a empresário/a•agricultor/a não empresário/a (volume de negócios anual igual ou inferior a 200.000€)•mão de obra agrícola familiar•trabalhador agrícola eventual•trabalhador agrícola permanente.com idade igual ou superior a 18 anos e carta de condução.
Conduzir e Operar Tratores em Segurança
Identificar as principais causas dos acidentes com tratores em Portugal.Identificar as principais disposições do código da estrada para a condução segura de veículos agrícolas na via pública e para operar na exploração, bem como disposições do código do trabalho.Identificar os princípios a ter em conta para realizar uma condução segura na via pública e operar na exploração, bem como do cumprimento do código do trabalho.Identificar as aptidões e o comportamento que o condutor de trator deve ter quando conduz na via pública e na exploração.Identificar os cuidados de segurança a ter na preparação e condução do trator.Identificar o equipamento de segurança e de proteção que o trator deve ter.Identificar o equipamento de proteção individual de um operador de trator.Conduzir o trator com segurança na via pública e na exploração.Conduzir o trator com uma máquina montada/rebocada em segurança na exploração agrícola.Operar em segurança com a TDF (tomada de força) e um veio telescópio de cardans.
DiagnósticaNo início da ação é realizada uma avaliação diagnóstica que, não tendo qualquer intenção classificativa, tem como objetivo a identificação dos conhecimentos que os formandos possuem no momento de entrada na ação, bem como a maximização da aquisição de conhecimentos e competências pela adequação e conhecimento do perfil do formando. FormativaPromovida no decurso da ação, pretende identificar desvios aos objetivos fixados, detetar problemas e aplicar soluções, tendo sempre em vista o reajuste da estratégia pedagógica do formador no sentido de atender a percursos individuais e de grupo. A avaliação formativa consubstancia-se em diversas estratégias que implicam sempre o feedback do formador, quer em suporte escrito, quer em suporte oral/presencial a partir da realização de Propostas de Trabalho.SumativaNo Final da ação é efetuada perante um jurí uma prova de avaiação de conhecimentos. A prova é realizada individualmente e é constituida por uma componente teórica e outra oratica. Esta incide sobre as aptidões e comportamentos do formando perante uma situação simulada em operar o engate/desengate e regular uma alfaia/equipamento agrícola acionando pela tomada de forçaAvaliação de ReaçãoSendo esta uma ação de curta duração (com menos de 300 horas), os questionários aplicar-se-ão no final da mesma. Os inquéritos por questionário aplicar-se-ão a formandos, formador, coordenador [e entidade cliente quando se aplique]. Avaliação de DesempenhoSendo esta uma ação de curta duração (com menos de 300 horas), o formador será avaliado uma vez, no final da ação, salvo se, decorrente de alguma ocorrência, seja necessário avaliar o seu desempenho antecipadamente. O desempenho dos formadores é avaliado por formandos, coordenador e pelo próprio. Estas avaliações resultam numa média global de desempenho. Esta média é calculada pelo somatório das apreciações obtidas, divididas pelo número de respostas, sendo que as respostas dos formandos têm um peso de 50%, as do coordenador têm um peso de 40% e as do formador têm um peso de 10%.
Jorge Gabriel Gomes Manso
Dina da Conceição Almeida Faria
Sem função atribuída